Viva o Centro com Música leva ópera e jazz ao Centro Histórico de João Pessoa

O Projeto Viva o Centro com Música promove, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), dois dias de programação especial no Centro Cultural São Francisco. O público poderá prestigiar a tradicional ópera com o grupo Curta Ópera PB e relembrar os velhos carnavais ao som da Big Band Rubacão Jazz. Os eventos começam às 17h30 e são gratuitos.
Rubacão Jazz: tradição e pesquisa musical
Com uma década de atuação, a Rubacão Jazz é uma Big Band que combina instrumentos de sopro como saxofones, trombones e trompetes, além de uma base formada por bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e contrabaixo.
O grupo é conhecido não apenas pela qualidade das suas apresentações, mas também pelo trabalho de pesquisa e resgate de clássicos da música brasileira. Seu repertório transita do frevo ao jazz, passando por sucessos internacionais e músicas de compositores paraibanos.
Para o evento desta semana, a apresentação será em formato Combo, uma versão reduzida da Big Band que destaca a essência do jazz com bateria, contrabaixo e piano como base, acompanhados de outros instrumentos para enriquecer as melodias e improvisos — uma marca registrada do estilo.
Curta Ópera PB: canto lírico com sotaque paraibano
Formado em 2024, o Curta Ópera PB nasceu dentro do próprio projeto Viva o Centro com Música, e hoje reúne talentos do canto lírico paraibano: Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhados pelos pianistas Vinicius Sales e Hamurabi Ferreira.
Sob a regência do professor e maestro Carlos Anísio, o grupo traz um repertório com áreas famosas de Giacomo Puccini, como La Bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot, além de clássicos de Vincenzo Bellini e Giuseppe Verdi. Também não faltarão momentos emocionantes, como a execução da tradicional Ave Maria, de Franz Schubert.
Viva o Centro com Música: arte, tecnologia e inovação
O projeto Viva o Centro com Música é uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e a UFPB, com apoio da Inovatec JP e das Secretarias de Planejamento e Turismo do município. A proposta vai além da música, integrando inovação tecnológica à promoção cultural.
Durante as atividades, são realizados testes e pesquisas sobre a viabilidade de sonorização, gravação e transmissão de eventos usando software livre e equipamentos acessíveis. A ideia é criar um modelo que possa ser replicado em eventos culturais e em home studios, tornando a tecnologia uma aliada da produção artística local.
Serviço
📅 Quando: Quinta (6) e sexta-feira (7)
⏰ Horário: 17h30
📍 Local: Centro Cultural São Francisco
💰 Entrada: Gratuita