Tardezinha Inclusiva homenageia mães atípicas em edição especial no Centro Cultural de Mangabeira

Em clima de emoção e celebração, a edição de maio do projeto Tardezinha Inclusiva aconteceu neste domingo (25), no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, em João Pessoa. Dedicado às mães atípicas, o evento proporcionou um momento especial de integração e acolhimento para crianças autistas e suas famílias.
Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA) e a Turma TáBlz, o projeto já faz parte do calendário cultural da cidade há quatro anos e vem se consolidando como um espaço de inclusão, afeto e desenvolvimento.
“Hoje é mais que um evento para as crianças e jovens autistas e suas famílias. É uma terapia cultural. Eles se programam para vir, já sabem o que vão encontrar e se sentem em casa. Isso é fundamental para a autonomia e bem-estar”, destacou Nik Fernandes, da Turma TáBlz, uma das organizadoras.
A tarde contou com diversas atividades recreativas e apresentações no palco, com destaque para as homenagens feitas pelas próprias crianças às suas mães. Entre os destaques da programação, apresentações de Antônio Marques, Ana Beatriz, Isaac, Lucas e Luiz Felipe emocionaram o público presente. Os personagens Baba Baby, Kika e a Turma TáBlz também garantiram a animação.
Adriana Damásio, mãe de Ezequiel, de 4 anos, relatou o impacto positivo do projeto em sua vida. “Receber o diagnóstico foi um choque, mas também libertador. Parei de trabalhar para cuidar dele, e a Tardezinha se tornou uma terapia para mim também. Aqui, meu filho se diverte e eu me sinto acolhida por outras mães”, contou.
Sandra Batista, mãe do pequeno Isaac, também celebrou a experiência. “É a primeira vez que participamos e já estou emocionada com meu filho me homenageando no palco. Um orgulho enorme”, disse, emocionada.
Além das apresentações artísticas, o evento contou com oficinas de pintura, jogos de tabuleiro, pula-pula, piscina de bolinhas, pipoca, picolé, algodão doce, lanches, atendimento odontológico e uma Feirinha Inclusiva.
Com edições mensais, o projeto Tardezinha Inclusiva tem como missão oferecer, gratuitamente, um espaço cultural acolhedor para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, fortalecendo os laços sociais e promovendo inclusão através da arte.