Colunistas

Rui Leitão

da Academia Paraibana de Letras, do IHGP, jornalista, cronista

O PAPEL POLÍTICO DO PROFESSOR

Educar é uma ação política. Muita gente não percebe a dimensão do trabalho pedagógico. O professor deve ter consciência de que é importante instrumento de transformação social. A tarefa da escola é promover a cidadania.

Leia mais»

A SEQUENCIA DE GOLPES NA HISTÓRIA REPUBLICANA DO BRASIL

Considerando que um golpe de estado é a destituição forçada de um governo legitimamente constituído, através da adoção de manobras políticas e jurídicas, chegamos à conclusão que, desde 1889, quando proclamada a República, o Brasil já enfrentou oito experiências de subversão institucional, consumadas ou tentadas.

Leia mais»

Os inimigos da civilização

As estruturas políticas de uma nação se fortalecem à medida em que suas instituições lhes dão vida. Vivemos na contemporaneidade uma guerra ideológica promovida pelos inimigos da civilização.

Leia mais»

GOLBERY: “CRIAMOS UM MONSTRO”

O SNI – Serviço Nacional de Inteligência foi criado pela lei nº 4.341 em 13 de junho de 1964 com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades de informações e contrainformações no Brasil e exterior. Seu idealizador e primeiro chefe, cargo que ocupou até março de 1967, o general Golbery do Couto e Silva, afirmou anos mais tarde, “criamos um monstro”.

Leia mais»

“APITO DE OURO”

Existem pessoas que não nasceram para viver no anonimato. Nem procuram ganhar notoriedade, destacam-se naturalmente por suas qualidades singulares, por serem diferentes, por se destacarem no que fazem.

Leia mais»

MARIA ISABEL BANDEIRA BRASILEIRA

Nas décadas de 60,70 e 80 o cenário urbano da Grande João Pessoa contava com uma figura folclórica que transitava pelas ruas montando uma égua, portando a bandeira nacional tendo como mastro um longo cabo de vassoura, o que lhe valeu o apelido que tanto a irritava.

Leia mais»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *