Noticias

Prefeitura de João Pessoa implanta novo sistema de serviços tributários a partir de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria da Receita Municipal (Serem), vai implantar um novo sistema de serviços tributários online a partir do mês de maio. A medida tem como principal objetivo oferecer mais agilidade à emissão de notas fiscais e demais serviços relacionados aos tributos municipais.

Para viabilizar a migração, o atual sistema será desativado às 18h da próxima quarta-feira (30). O novo sistema entrará em operação às 6h da sexta-feira (2), logo após o feriado do Dia do Trabalhador. Durante o processo de transição, a Serem alerta que pode haver alguma instabilidade momentânea, mas garante que o novo sistema será mais moderno e eficiente.

Segundo o secretário da Receita Municipal, Sebastião Feitosa, a mudança representa um avanço importante na modernização dos serviços. “Vamos fazer a interrupção do sistema apenas no início da véspera do feriado, e quando voltarmos, já estaremos com o novo sistema funcionando. Ele permitirá uma gestão mais ágil e eficiente para contribuintes e contadores”, explicou.

Os servidores da Serem já estão participando de treinamentos internos por setor para se adaptarem ao novo sistema. No mesmo dia da interrupção, 30 de abril, a plataforma será apresentada oficialmente ao Conselho Regional de Contabilidade e ao Sindicato dos Contadores, durante evento no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 9h às 16h. A capacitação será estendida também aos cartórios e ao setor imobiliário em datas posteriores.

Cadastro obrigatório para contribuintes

Contadores e demais contribuintes que utilizam o sistema de emissão de notas fiscais precisarão realizar um novo cadastro para acessar a plataforma. O procedimento deverá ser feito por meio do Portal do Contribuinte, em link que será disponibilizado nos próximos dias. Um banner na página inicial do portal vai direcionar o usuário para a página de cadastro.

Sistema mais moderno e eficiente

O novo sistema vai substituir a plataforma utilizada desde o final da década de 1990 e contemplará todos os tributos municipais, como IPTU, ITBI e ISS. Entre os benefícios, estão a baixa imediata de pagamentos, possibilidade de negociação de débitos e a ampliação dos serviços online.

Com a mudança, a Prefeitura busca oferecer um serviço mais transparente, ágil e alinhado às necessidades atuais dos contribuintes pessoenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *