Noticias

Prefeitura apresenta projetos finais do curso de Agentes de Inovação e Design para o Artesanato

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), realiza, nesta terça-feira (2), a apresentação dos projetos finais do curso de aperfeiçoamento dos Agentes de Inovação e Design para o Artesanato. O evento acontece a partir das 9h, na sede do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), localizado na Rua Odon Bezerra, 99, em Tambiá.

O curso, com carga horária de 200 horas, foi desenvolvido pelo Labin, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ao longo dos últimos meses, os participantes mergulharam em pesquisas, metodologias de design e práticas de inovação voltadas aos territórios criativos da Paraíba (Capital e Litoral; Sertão; Brejo; Cariri e Borborema).

O professor Eduardo Barroso, que ministrou as aulas, explica que, durante o curso, foram desenvolvidas ferramentas de aproximação com as comunidades, pesquisa sobre referências culturais e memórias emocionais das pessoas. Assim, os 16 profissionais de nível superior, entre designers e arquitetos, se capacitaram para atender as demandas reprimidas do setor artesanal, especialmente no desenvolvimento de novas coleções em regime de co-criação com os artesãos.

“A partir desse repertório, surgiram novas coleções pensadas para atender diferentes perfis de público, identificados em quatro categorias: formadores de opinião e colecionadores de artesanato; turistas de experiência; consumidores ligados ao turismo de eventos, sol e mar e festividades; e público local”, revela.

Para cada grupo, foram criados produtos com tickets e valores diferenciados, ajustados às necessidades e expectativas desses consumidores. Também foi incentivada a criação de produtos em cooperação entre artesãos, misturando tipologias para gerar uma oferta inovadora e diferenciada.

“Esses novos profissionais chegam para suprir uma demanda que existe não apenas na Paraíba, mas em todo o Nordeste, que é a necessidade de especialistas que sejam capazes de atuar diretamente com o setor artesanal”, finaliza o professor Eduardo Barroso.

Serviço – Apresentação dos projetos finais do curso de Aperfeiçoamento dos Agentes de Inovação e Design para o Artesanato.

Data: terça-feira (2)

Horário: A partir das 9h

Local: Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), localizado na Rua Odon Bezerra, 99, Tambiá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *