Colunistas

Milton Marques Júnior

da Academia Paraibana de Letras, professor aposentado da UFPB, crítico literário

Guilherme permanecerá

Mesmo quando é o elogio fácil, nunca é fácil o elogio. O que procuro apresentar aqui é o elogio justo e honesto, digno do pesquisador e do escritor que Guilherme Gomes da Silveira d’Avila Lins era, longe do encômio pelo encômio, que, costumeiramente, se faz aos que se vão.

Read More »

Carta aberto à população e às autoridades governamentais

A Rua Duque de Caxias, por sua vez, já foi Rua São Gonçalo. Notabilizou-se, no entanto, por muito tempo, com o significativo nome de Rua Direita. Acredito que o nome tenha se originado tomando como referência a religião e a geografia. Se nos voltarmos para o norte, ponto de referência aos viajantes, desde tempos imemoriais, por causa da estrela polar da Ursa Menor, e por causa da Ursa Maior, única das duas constelações a ser vista no hemisfério sul, onde nos encontramos, postando-nos, portanto, diante da catedral, a nossa direita estará o leste ou o oriente, também ponto de referência inequívoco, devido ao nascer do sol.

Read More »

Nas trilhas de Eneias: uma conversa sobre a Eneida

Muito se ouve falar da Eneida como um poema épico cujo fundamento é homérico, daí as frequentes sugestões de dividir o texto do mantuano Virgílio em duas partes. Composto por 12 livros, os seis primeiros livros seriam uma retomada da Odisseia; os seis últimos, uma retomada da Ilíada.

Read More »

O vício da retórica a adulatória

Um dos princípios básicos do Sócrates, personagem de Platão, é o de dar o braço a torcer, ao reconhecer e se convencer de que o seu contendor está com a razão (Górgias, 506a). Sócrates, no diálogo citado, se esforça para que Calícles, cujo nome, ironicamente, significa “o da bela glória”, entenda este princípio simples e salutar, em qualquer debate.

Read More »

As artes como linha de frente da arenga

O título do livro do meu confrade Eitel Santiago, que ora apresento a Vossas Senhorias, Impressões esparsas, deve ser entendido com a literalidade que lhe é própria, diferente daquela que o vulgo empresta aos termos. Seus textos não são tão impressões e não são tão esparsas, como pretende, na sua modéstia, o seu autor, ou como poderia julgar, erroneamente, quem se ativesse apenas ao título.

Read More »

Evitável e evitante

Dizer que tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo pode ser um clichê, mas não deixa, no entanto, de ser uma verdade. A pandemia, por exemplo, me trouxe a consciência, que já existia em outros países, de que o sapato da rua não deve entrar em casa. A máscara, por mais incômoda que tenha sido, tornou-se um acessório a ser utilizado, em caso de resfriado ou de gripe, quando tenho de sair de casa. O álcool gel permanece como item incontornável nas compras de supermercado.

Read More »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *