Noticias

João Pessoa se destaca como destino cultural no feriadão da Semana Santa e Tiradentes

Com uma programação diversificada e gratuita, João Pessoa vem se consolidando como um destino turístico cultural durante os feriados prolongados. Neste fim de semana, que une as comemorações da Semana Santa e do feriado de Tiradentes, a capital paraibana oferece aos visitantes e moradores diversas atrações no seu Centro Histórico, um dos mais preservados do país.

A terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa guarda um rico patrimônio arquitetônico dos séculos XVII e XVIII, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Espaços como a Casa da Pólvora, o Hotel Globo, o Celeiro Espaço Criativo e a Galeria Casarão 34 oferecem exposições artísticas e experiências culturais que vão além do tradicional roteiro de praias.

Exposição ‘Sacras – O Sagrado em Cerâmica’ na Casa da Pólvora

A Casa da Pólvora, localizada no alto da Ladeira de São Francisco, recebe a exposição “Sacras – O Sagrado em Cerâmica”, com 16 obras sacras feitas em barro pelos ceramistas Jonas Nogueira e Leila Lima. As peças, produzidas exclusivamente para a mostra, retratam elementos da fé popular e estão disponíveis para venda.

Além da mostra, o local oferece uma imersão na história da cidade. Construída em 1704, a Casa da Pólvora é o único dos três antigos depósitos de pólvora ainda existente em João Pessoa. Hoje, abriga o Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues e eventos culturais, além de proporcionar uma das vistas mais bonitas da cidade para o estuário do Rio Paraíba.

(Des)construções no Hotel Globo e Celeiro Espaço Criativo

No Hotel Globo, o público pode conferir a exposição coletiva “(Des)construções”, com 25 obras de artistas participantes da Residência Artística (R)Existo, promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mostra inclui pinturas, desenhos, instalações e videoarte.

O espaço, inaugurado em 1929, foi palco da elite paraibana e hoje é um importante centro cultural da cidade, com destaque para sua arquitetura e a vista privilegiada para o pôr do sol no Rio Sanhauá. O Celeiro Espaço Criativo, que funciona temporariamente no local, apresenta obras de cerca de 70 artistas da Paraíba, em tipologias como madeira, couro, metal, cerâmica e tecelagem.

Exposição têxtil no Casarão 34

A Galeria Casarão 34, um dos pontos mais emblemáticos do Centro Histórico, abriga a exposição “Linha Motriz”, da artista visual Louise Gusmão. A mostra, premiada pela Política Nacional Aldir Blanc, explora a arte têxtil e integra a programação cultural da cidade neste feriado.

O prédio de estilo neoclássico foi construído em 1918 e hoje é sede de exposições e eventos promovidos pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), incluindo o tradicional Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap).

Paixão de Cristo e Sabadinho Bom no roteiro cultural

O feriadão também inclui atrações ao ar livre. Entre os dias 17 e 19 de abril, será encenado o espetáculo “Paixão de Cristo – Divino Redentor”, no adro do Centro Cultural São Francisco. Com elenco formado majoritariamente por artistas paraibanos, a peça tem como protagonistas Samuel de Assis (Jesus) e a atriz paraibana Mayana Neiva (Maria).

Outra opção é o projeto Sabadinho Bom, que acontece neste sábado (19), a partir das 12h30, na Praça Rio Branco. A apresentação musical fica por conta do grupo Choramigo, com o melhor do samba e do chorinho. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

Serviço:

Casa da Pólvora
Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Hotel Globo / Celeiro Espaço Criativo
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h30 às 17h30
Sábado, das 9h às 18h | Domingo: fechado
Entrada gratuita

Galeria Casarão 34
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *