Noticias

Governo e Anater vão implantar ações sustentáveis em Comunidades Quilombolas

Governo do Estado da Paraíba e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), vão implantar um programa para o desenvolvimento sustentável em nove Comunidades Quilombolas, localizadas em cinco municípios do Semiárido Paraibano, beneficiando 350 famílias, visando a produção agroecológica, a comercialização de alimentos saudáveis, a conservação da Caatinga e o fortalecimento da identidade cultural, garantindo desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida.

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), montou o programa e executará as ações. Toda a estratégia de trabalho foi preparada junto às comunidades quilombolas, selecionadas a partir do Índice de Desenvolvimento Humana e da renda familiar.

As comunidades beneficiadas são Vinhas e Umburaninha (Cajazeirinhas), Roça Velha/Rua Preta (Camalaú), Sítio Vaca Morta e Barra de Oitis (Diamante), Os Rufinos (Pombal) e Cantinho, Lagoinha e Ligeiro de Baixo (Serra Branca).

No programa, são contempladas como prioridade a participação de mulheres e jovens quilombolas, visando o fortalecimento da capacidade produtiva, através dos princípios agroecológicos e tecnologias sociais adaptadas ao Semiárido. Também propõe a diversificação da produção alimentar e a busca de mercado para seus produtos.

A programação consta da realização de dias de campo, intercâmbio entre comunidades, eventos de socialização, assistência técnica continuada, instalação de unidades demonstrativas.

Estarão envolvidos no programa elaborado e executado pela Empaer, agrônomos, veterinários, assistentes sociais, educadores ambientais, além de extensionistas, técnicos em agroecologia, especialistas em gênero e juventude.

 Nas comunidades serão instaladas hortas diversificadas, cultivo de algodão agroecológico colorido e outras atividades agrícolas visando proporcionar a melhoria na qualidade de vida das famílias assistidas.

Todas as comunidades quilombolas selecionadas conforme os critérios definidos pela Anater, foram visitadas pelos extensionistas da Empaer para o detalhamento e os benefícios que receberão a partir destas ações.

Reunião – Nesta semana, na sede administrativa da Empaer, em Cabedelo, aconteceu reunião entre o Diretor de Assistência Técnica Jefferson Morais, os coordenadores do Programa Igor Machado e Madeline Oliveira, com Bárbara M. Garcia Formoso, analista técnico de Gerenciamento, Credenciamento e Acreditação da Anater. Na reunião, foram discutidos os acertos finais para que o Programa Bem Viver Semiárido.

O Programa Bem Viver Semiárido tem compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, conduzido em nosso Paístambém pela Anater, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e que, na Paraíba, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empaer que executará as ações junto às comunidades selecionadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *