Cícero Lucena destaca fé, cultura e talento local na Paixão de Cristo em João Pessoa

A encenação da Paixão de Cristo, uma das mais tradicionais do país, teve sua primeira apresentação nesta quinta-feira (17), em João Pessoa. Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura da Capital realiza o espetáculo no Adro do Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico. O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e reúne elenco majoritariamente paraibano.
Durante a abertura, o prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, destacou a importância da celebração como um momento de renovação da fé e esperança. Ele também exaltou o talento dos artistas locais e o impacto cultural do espetáculo. “Temos um valor cultural, um talento incrível e que merece incentivo e apoio do público que vier assistir às apresentações, que estão realmente muito emocionantes”, afirmou o gestor.
Cícero também fez menção especial ao Grupo Kairós, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, formado por crianças e adolescentes da rede pública, que dividem o palco com atores consagrados como Samuel de Assis, no papel de Jesus, e a paraibana Mayana Neiva, que interpreta Maria.
“João Pessoa está resgatando essa história com participação quase integral de artistas da terra. São 99% de atores e atrizes paraibanos, simbolizando o nosso potencial cultural. Isso é motivo de celebração e de agradecimento a Deus”, completou o prefeito.
Espetáculo ‘Divino Redentor’
Com mais de uma hora de duração, o espetáculo “Divino Redentor” traz uma releitura humanizada da trajetória de Jesus Cristo, segundo o diretor Everaldo Vasconcelos. A montagem reúne mais de 160 atores e cerca de 200 profissionais envolvidos na parte técnica e apoio. Também participam a Companhia Municipal de Dança e o Grupo Kairós, integrando teatro, música e dança.
O diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou o protagonismo dos artistas locais. “Apenas um dos atores contratados é de fora do Estado. O restante é de João Pessoa e da Paraíba. A gente consegue reunir talentos da cidade em um momento cheio de emoção que reconta o drama de Jesus que atravessa séculos”, afirmou.

A volta de Mayana Neiva
Natural da Paraíba, a atriz Mayana Neiva, que já participou de novelas de grande audiência, retorna à terra natal para interpretar Maria. Ela relembrou que já viveu a experiência da Paixão de Cristo aos 18 anos e descreveu o momento atual como emocionante e desafiador.
“Interpretar Maria, uma figura humana e divina, é um presente. A fé do povo nordestino é muito forte, está em toda parte. Foi maravilhoso receber esse convite e estar novamente em casa”, declarou a atriz.
Emoção do público
A apresentação emocionou o público presente. A professora Maria de Assis relatou que o espetáculo ficará marcado em sua memória. “Muito bem feito, impressionante. A gente se emociona e fica encantada com toda a produção envolvida para contar a história da Paixão de Cristo. Volto pra casa com uma sensação de muita leveza”, afirmou.
Próximas apresentações
O espetáculo “Divino Redentor” segue em cartaz nesta sexta-feira (18), com sessões às 18h e 20h. No sábado (19), a apresentação única ocorre às 19h. A entrada é gratuita.