João Pessoa é a 3ª cidade do Brasil e a 1ª do NE com o maior número de contratos com o MCMV

João Pessoa é a terceira do Brasil e a primeira do Nordeste que mais fez contratações através do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Em nível nacional ficou atrás de São Paulo e Rio de Janeiro e no Nordeste está à frente de Salvador e Fortaleza.
A informação é do Ministério das Cidades, de acordo com um relato apresentado pelo secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, durante o 9º Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado no final do ano passado em Recife. A posição de destaque fortalece a meta da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra de reduzir o déficit habitacional e oferecer moradia digna às famílias pessoenses.
A secretária de Habitação Social da Prefeitura de João Pessoa, Socorro Gadelha, disse que o fato de João Pessoa liderar o ranking das cidades nordestinas com mais contratos aprovados pelo Programa Minha Casa Minha Vida mostra como o setor de habitação está sendo tratado com prioridade pela gestão, que tem lançado mão de várias alternativas para garantir moradia às famílias de baixa renda. Ela ressaltou que o número se consolidou no biênio 2024 e 2025, fechando mais de 20 mil contratos, lembrando que atualmente são quatro residenciais em construção: Rio Jaguaribe, Rio Sanhauá, Rio Paraíba, e o Residencial “S” Um.
“No Nordeste nós estamos acima de capitais como Salvador (BA) e Fortaleza (CE) e em nível nacional ficamos atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro e também ganhamos para capitais como Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS), além de cidades do mesmo porte que João Pessoas a exemplo de Uberlândia (MG) e Feira de Santana (Ba)”, comentou.
Ela contou que para 2026, mais cinco residências foram aprovadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida e a construção começa ainda neste semestre: Residenciais “S” Dois e Três, além dos residenciais: Coqueiral Um, Dois e Três, em parceria com a iniciativa privada, com um total de 860 apartamentos.
Socorro Gadelha lembrou que o prefeito Cícero Lucena assumiu a Prefeitura durante a pandemia e de imediato concluiu as obras dos Residenciais Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias, e do Núcleo Habitacional Vista Alegre, em Colinas do Sul, e que ele concluiu e entregando cinco residenciais: Vista Alegre V, IV, III, II e I. “O setor de Habitação sempre foi prioridade para a administração do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra, tanto que outras alternativas têm sido usadas para garantir moradia de qualidade para as famílias da nossa Capital. Um exemplo é o Programa de Isenção do ITBI, que tem impulsionado a indústrias da construção civil e movimentado a economia, gerando emprego e renda na cidade, além de ter ajudado a mais de 22 mil famílias e conseguir realizar o sonho de ter uma moradia própria”, disse.
