Escolas da Rede Municipal de João Pessoa conquistam ouro e prata na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

Os alunos das Escolas Municipais Araunda (Bancários), Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias) e Virgínius da Gama e Melo (Mangabeira I) conquistaram medalhas de ouro e prata durante a 79ª Jornada de Foguetes. A iniciativa foi promovida pela Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), entre os dias 3 a 6, na Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Os estudantes e professores desembarcaram nesta sexta-feira (7), em João Pessoa, e foram recepcionados pela banda marcial da Escola Municipal Anayde Beiriz.
América Castro, secretária de Educação e Cultura (Sedec-JP), parabenizou o grupo, que conquistou resultados extraordinários na competição nacional. “Essas conquistas mostram o quanto os nossos estudantes têm talento, dedicação e curiosidade científica. Mostram também o compromisso dos professores e gestores que acreditam no potencial de cada aluno e fazem da sala de aula um espaço de experimentação, descoberta e sonho. A educação de João Pessoa segue alcançando voos cada vez mais altos e vocês são o exemplo vivo de que investir em ciência, em inovação e em nossos jovens é investir no futuro”, disse com orgulho.
O evento reuniu cerca de 300 alunos do 6º ao 9º ano de escolas de rede pública e privada de todo o Brasil. Os alunos lançaram foguetes construídos com garrafas PET e fitas adesivas. A base de lançamento, que é feita de cano PVC, foi produzida com a equipe de professores.
Pedro Ferraz Queiroz e Ana Júlia Freire da Silva foram campeões com o foguete alcançando uma distância de 263,8 metros. “A competição foi muito legal e gratificante, cansativa também. Na premiação, quando falaram que a gente tinha ganhado medalha de ouro, eu fiquei muito feliz, mas demorou um pouco para a ficha cair”, contou Pedro.
Alegria também para a professora de Ciência da Escola Aruanda, Isabel Feitosa, porque esta foi a primeira participação da escola na Jornada de Foguetes. “É uma emoção que a gente não consegue nem explicar, principalmente porque durante o processo da jornada, a gente teve algumas atribulações com nosso equipamento, principalmente com a nossa base de lançamento. Um dos pontos importantes também é que os alunos consigam resolver esses problemas que acontecem no decorrer do processo. Estamos imensamente felizes pela participação”, ressaltou.
A Escola Municipal Virgínius da Gama e Melo conquistou três medalhas de pratas. As três duplas participantes foram formadas pelos alunos Maria Clara Gomes, Júlia Gomes Alves Soares, João Victor Henrique, Lucas Francisco, João Guilherme e João Juvêncio. As equipes alcançaram as seguintes distâncias: 143,5 metros, 161,9 metros e 198,1 metros.
“Estamos radiantes de orgulho. Nossos alunos mostraram todo o talento, dedicação e amor pela ciência na Olimpíada Brasileira de Foguetes, conquistando nada menos que três medalhas de prata na etapa nacional. Essa vitória é resultado de muito estudo, trabalho árduo em equipe, vários lançamentos e sonho, porque quando a educação voa alto, todos nós decolamos juntos. Parabenizo todos e todas e me orgulho de fazer parte como professora-coordenadora destas equipes”, frisou a professora de Ciência, Francineria Bezerra de Queiroz Henrique.
Os alunos da Escola Municipal Anayde Beiriz também conquistaram medalha de prata com os alunos Silas Alves Ferreira e Rebeca Fragoso Arruda. “Foi incrível! Primeiro que eu nunca tinha andado de avião, nunca tinha nem saído aqui para outro estado, longe da minha família. Morri de saudade deles e estou louco para chegar em casa. Foi uma experiência incrível, muito incrível. Eu conheci novas pessoas, novas experiências. Quando a gente foi soltar o foguete, eu fiquei muito nervoso, porque eu que iria fazer a pressurização e fiquei com medo de errar. Mas no final deu tudo certo. Quando saiu o resultado, eu pulei demais”, disse sorridente o aluno Silas Alves.
Kelver Carlos Coutinho Monteiro, professor de Ciências da escola, ressaltou o orgulho dos alunos. “Nosso orgulho é gigantesco. A gente se preparou muito. Fomos no ano passado e conseguimos a medalha de prata também. Agradecer ao apoio da Prefeitura de João Pessoa e a Secretaria de Educação, que nos deu as condições para participar de uma competição a nível nacional com nossos alunos. Uma experiência única proporcionada para eles”, enalteceu.

