Iphaep lança plaquete sobre o primeiro governador da Capitania da Paraíba

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep, por meio do Grupo de Estudos Brasil-Holandês, lança neste sábado (13), às 10h, na Livraria do Luís (Galeria Augusto dos Anjos), Centro de João Pessoa, a plaquete Dr. Servaes Carpentier: Relatório sobre a Capitania Holandesa da Parahyba. A publicação é a terceira edição do grupo de pesquisa e será disponibilizada ao valor de R$ 40,00.
Segundo o antropólogo Carlos Azevedo (idealizador e organizador junto ao historiador Edvaldo Lira e o jornalista Ademilson José), o lançamento dá sequência a outras duas edições que o grupo de estudos realizou e lançou desde sua criação, há cinco anos, em parceria com a Editora Ideia e, inclui relatos cronológicos sobre a vida e obra de Carpentier.
Na plaquete de relatos consta que Carpentier esteve na expedição holandesa que conquistou a Paraíba em 1634 e, de 1635 a 1636, esteve à frente do governo da capitania. Azevedo afirma que o holandês foi responsável pela reforma da Fortaleza de Cabedelo e pela mudança de nome de João Pessoa – à época chamada de Filipeia de Nossa Senhora das Neves – para Frederika, em função de um pacto que buscava garantir a convivência religiosa entre católicos, judeus e calvinistas.
O lançamento da plaquete, segundo Carlos, reforça a necessidade de revisitar a história daquele período que ainda é muitas vezes tratada de forma superficial. “Nossa historiografia ainda é muito pautada pelo olhar português, que reduz o Brasil Holandês a uma ocupação passageira. Só que o período foi rico e complexo, tanto para o Brasil quanto para a Holanda”, declarou Carlos antecipando alguns relatos.
Grupo – O grupo de estudos composto por Carlos Azevedo (antropólogo), Edvaldo Lira (historiador), Ademilson José (jornalista), Ronilene Ramalho (historiadora), Rosane Lacet (pedagoga), Bruna Bernardon (pesquisadora) e Maria da Consolação Policarpo (pesquisadora), já publicou “Adeus ao Brasil: carta de despedida de Mauricio de Nassau” (2023) e, “Descrição Geral da Capitania da Paraíba” de Elias Herckmans” (2024).