Noticias

João Pessoa capacita agentes comunitários para ampliar cobertura vacinal na capital

Com o objetivo de reforçar a cobertura vacinal em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta terça-feira (8), um ciclo de capacitação para agentes comunitários de saúde. A formação, que se estende até a próxima quinta-feira (10), está sendo realizada no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, no Bairro dos Estados, e integra uma estratégia mais ampla de busca ativa por pessoas com vacinação incompleta na capital paraibana.

A proposta é capacitar os agentes para que atuem de forma ainda mais eficiente na identificação de moradores com esquemas vacinais desatualizados. A iniciativa visa não apenas recuperar registros perdidos, mas, sobretudo, garantir que as doses sejam administradas conforme a faixa etária de cada cidadão, reforçando a importância da imunização em todos os ciclos da vida.

Para Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização do município, a busca ativa é uma das ferramentas mais eficazes na atualização do calendário vacinal. Ele ressalta que a falta do cartão de vacinação não será impedimento para que o cidadão seja imunizado, desde que as informações necessárias estejam disponíveis nas unidades de saúde.

A atuação dos agentes comunitários é considerada essencial nesse processo. Em contato direto com a população por meio de visitas domiciliares, os profissionais conhecem de perto as realidades das comunidades, estabelecendo uma ponte entre os serviços públicos de saúde e os usuários do sistema. Além de orientar sobre a importância da vacinação, os agentes fazem o encaminhamento adequado para as unidades, contribuindo com o aumento da cobertura vacinal.

De acordo com Irna Emanuelle, gerente da Atenção Básica da SMS-JP, o sucesso da estratégia depende também do apoio da população. Ela reforça a importância de que os moradores recebam os agentes e estejam abertos ao diálogo, destacando que todos atuam uniformizados e identificados pela gestão municipal.

A capacitação integra um acordo firmado entre a Prefeitura de João Pessoa, o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal, em resposta ao desafio de ampliar o alcance da imunização na capital.

Como parte da mobilização, está programado um “Dia D” de vacinação no dia 19 de julho. A ação acontecerá das 8h às 12h em todas as unidades de saúde da cidade, oferecendo à população a oportunidade de regularizar o esquema vacinal de forma ampla e acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *