Com robótica e trabalho em equipe, crianças da Rede Municipal de Ensino transformam aprendizado em iniciativas inovadoras

Dentro de ginásios escolares lotados, com olhos atentos e mãos firmes sobre blocos de Lego e laptops, crianças da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estão fazendo mais do que apenas competir. Estão criando, raciocinando, socializando e, sobretudo, aprendendo. O 2º Torneio Pessoense de Robótica, promovido neste mês de junho pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), transformou o que muitos ainda veem como ‘brinquedo’ em um portal para o futuro — onde programação, ciência e trabalho em equipe se encontram no cotidiano de estudantes ainda no Ensino Fundamental.
Além de programar e montar robôs, os alunos desenvolvem raciocínio lógico, habilidades sociais e interesse por ciências e tecnologia, se tornando protagonistas na aprendizagem e na solução de problemas do mundo real. A iniciativa integra os princípios da metodologia STEAM — que une Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — e coloca a robótica como instrumento de aprendizagem significativa e interdisciplinar.
Segundo Diego Sérgio, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sedec, a robótica é apenas o ponto de partida. “Apesar de chamarmos de torneio, aqui todos são vencedores. Eles estão celebrando ciência e tecnologia com projetos desenvolvidos ao longo de meses com seus professores, dentro de temáticas globais como a vida nos oceanos”, destacou.
Com base na temática ‘Submerge’, os alunos foram desafiados a pensar soluções para problemas reais ligados aos oceanos, como o aquecimento global e a poluição marinha. “As crianças não apenas criam robôs, mas propõem soluções com sensores, motores, programação e maquetes — tudo com embasamento científico e foco na sustentabilidade”, explicou Diego Sérgio.
João Pessoa atualmente sedia uma etapa própria da maior competição mundial de robótica educacional, a First® Lego® League (FLL), graças ao número crescente de equipes e ao investimento robusto da gestão municipal.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, destacou que mais de 11 mil alunos da Rede Municipal já passaram por formações em robótica e programação, com acesso universal a kits Lego®, laboratórios Maker, impressoras 3D e cortadoras a laser. “Essa talvez seja a maior obra da atual gestão: oferecer desafios de verdade, com tecnologia de ponta, para crianças que antes não tinham acesso a nada disso. Estamos formando um ecossistema de inovação desde os primeiros anos de escola”, frisou.